segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A LIBERDADE DO EVANGELHO NÃO É UM PASSE LIVRE PARA O PECADO


Essa questão foi levantada porque alguns falsos irmãos infiltraram-se em nosso meio para espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à escravidão.

(Gálatas: 2.4)

A liberdade do evangelho não um passe livre para o pecadoVamos continuar tentando refletir na carta que Paulo escreveu aos gálatas e podemos dizer que este artigo se trata da continuação do anterior.






Naquele, dissemos ninguém deve se submeter àqueles que fazem da obediência a determinados padrões estipulados pelo homem, uma condição para a salvação.

Dissemos, também, que somente a fé consegue abrir o canal pelo qual a graça de Deus flui até o ser humano e ninguém, pelos seus próprios esforços, consegue o favor de Deus, ele é dado de graça ao homem.


Entretanto, existe um perigo muito grande quando tratamos deste assunto e muita gente acaba entendendo de forma equivocada este tema.

Já que a liberdade que o Evangelho proporciona ao cristão, livrando-o da servidão de determinadas regras impostas pelo homem, não significa passe livre para ele fazer o que quiser e andar sem freio.
É por isso que, muitas vezes, algumas regras são impostas, pois, infelizmente, muita gente não consegue conviver muito bem com a liberdade e ultrapassa determinados limites que não podem ser extrapolados.

Uma das acusações que Paulo sofria, por parte dos judaizantes, era justamente a de que o Evangelho que ele pregava levaria o homem à morte, pois a Lei (regras) era a proteção do homem contra a imoralidade.
Então, Paulo respondeu dizendo que a liberdade do cristão, que o Evangelho de Cristo prega, não é uma autorização para tolerar o pecado e afundar numa vida de erros.

Pelo contrário, a liberdade do cristão é a aquela que permite que o Espírito Santo produza em sua vida, a transformação necessária para que ele possa viver em perfeita comunhão com Jesus.
E é isto que gostaríamos de enfatizar neste texto, o fato de que, pela fé, temos acesso à graça de Deus, não significa que estamos autorizados a viver uma vida sem limites, tipo “uma vez salvos, salvos para sempre”.

É por isso que Paulo disse que a Lei é santa e o mandamento santo, justo e bom, pois, muito embora não consiga nos tornar aceitáveis a Deus, ela tem um papel importante na vida do cristão, porque:
• Ela nos protege do pecado, pois oferece padrões de comportamento;
• Mostra que somos culpados do pecado e nos dá oportunidade de pedir perdão a Deus;
• Nos leva à certeza de que Cristo é suficiente para salvar o homem, pois jamais conseguiremos obedecer perfeitamente aos Dez Mandamentos;
• E depois que nos tornamos cristãos, ela pode nos guiar para vivermos segundo vontade de Deus;
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar a importância de se entender bem que o homem jamais será salvo pelos seus próprios méritos, pois a graça de Deus é um favor imerecido, porém isto não significa que ele esteja livre para viver uma vida de pecado e fora da vontade de Deus.
Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário