quarta-feira, 7 de outubro de 2015

COMO UTILIZAR O DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

Estamos chegando ao final do ano e uma coisa que muitas pessoas ficam em dúvida é de que forma devem utilizar o décimo terceiro salário. Em primeiro lugar precisamos entender um pouco os motivos dessas dúvidas.



decimo terceiro salárioVivemos em uma sociedade que privilegia o gastar em detrimento do poupar, ou seja, culturalmente as pessoas trazem dentro de si a informação de que  o destino da renda em questão são as compras de natal, então pensar em guardar o décimo terceiro salário, ou pelo menos uma parte, soa como uma blasfêmia,  já que ele foi criado para que possamos fazer as compras de final de ano.
 

Em primeiro lugar essa informação está completamente equivocada,  não existe nenhuma relação entre as festas de final de ano e o dito salário, essa relação é mais uma criação do marketing, que vai fazendo com que as pessoas comecem a achar coisas totalmente supérfluas em gêneros de primeira necessidade e, também, criando esse tipo de relação.


 

Sendo assim, explicado essas pequenas coisas, talvez possamos  começar a pensar em o que fazer com o décimo terceiro deste ano, porém não podemos generalizar, já que, com certeza, cada caso é um caso, e é isto que tentaremos separar nesse artigo e tentar ajudar a você, que está lendo esse texto, a tomar a sua decisão.
 

Se você está endividado, sem medo de errar utilize esse dinheiro para pagar as suas dívidas e entrar o ano seguinte zerado, essa é a melhor decisão se você estiver nessa situação, já que não tem  muito cabimento alguém estar pagando juros altíssimos aos bancos, ou a quem quer que seja, e gastar uma renda extra em outra coisa. Entretanto pode alguém perguntar: “E os presentes de final de ano?” A resposta é muito simples, os presentes ficam para outra ocasião, não esqueçam que essa é uma oportunidade que acontecerá somente no próximo ano. Sendo  assim, dê pequenas lembranças  para que a data não passe em branco e lembre-se de que ninguém vai gostar menos de você por isso , outra coisa é que  ninguém deve se sentir diminuído por não poder dar uma coisa mais cara, o que importa mesmo é a intenção e cá entre nós, caso alguém faça beicinho pelo presente que você está dando, faça uma reflexão a respeito dos reais sentimentos dessa pessoa por você.
 

Se você não está endividado, mas encontra-se apertado financeiramente, a sugestão é de muita calma e de um estudo apurado da sua situação. De qualquer forma você precisa sair do aperto financeiro, já que esta é uma ótima oportunidade para isso. Em razão disso, acerte as suas pendências a fim de dar uma aliviada no seu orçamento e então, depois disso, pense em como gastar de forma prudente nas compras de final de ano, não esquecendo que a prioridade não são as compras e sim aproveitar a oportunidade e melhorar a sua saúde financeira.
 

Se você se encontra sem problemas financeiros. Nesse caso você pode dedicar uma parte do seu décimo terceiro para as compras, porém não se esquecendo de dedicar outra para poupar. Isso mesmo, não é nenhum sacrilégio fazer isso, não vá gastar todo o salário em presentes e não guardar nenhum percentual dele para os momentos difíceis do futuro ou para a realização de algum sonho. Não é nada demais agir dessa forma, pelo contrário, é saudável e correto, o que está completamente equivocado é jogar tudo no consumo e não se preocupar com o futuro, como a maioria das pessoas faz. Muitos atrelam atitudes como essa a avareza e não tem nada a ver uma coisa com a outra, a pessoa avarenta é escrava do dinheiro e o que estamos falando aqui é poupar um percentual de uma determinada renda para outras ocasiões ou para a realização de objetivos que foram planejados.
 

Outra coisa de suma importância e que não pode ficar de fora das reflexões das três possibilidades é o início do ano, quando ocorrem aquelas despesas das quais não podemos fugir e que teremos de enfrentar, quais sejam, as despesas escolares, o IPTU, o IPVA ( para quem tem carro) e dependendo do que fizermos com o décimo terceiro salário, podem nos trazer sérios problemas, além do fato de que jamais devemos fazer como diversas pessoas e gastar o salário por conta, utilizando-se de linhas de crédito oferecidas pelos bancos com intuito de adiantá-lo.
 

É isso, esperamos ter ajudado a você que está lendo esse artigo a fazer um bom uso do seu décimo terceiro salário. Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário