segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Minha casa, um jardim de Deus (1ª Parte)

A família é uma das colunas da vida cristã. Não podemos nos dar por fiéis a Deus, se o nosso testemunho dentro de casa é ruim e não contribuímos para que nosso lar seja um lugar abençoado.

Texto: Gênesis 2:15
A família é uma das colunas da vida cristã. Não podemos nos dar por fiéis a Deus, se o nosso testemunho dentro de casa é ruim e não contribuímos para que nosso lar seja um lugar abençoado. Independente de sermos pais ou filhos, temos um investimento a fazer e uma responsabilidade a cumprir neste sentido... Quando Deus idealizou a família, ao criar Adão e Eva, ele a colocou no Jardim do Éden. Aquele foi o "lar original" e deveria ser cuidado com carinho, assim como os nossos lares... Vamos ver, a partir dessa ilustração, o que devemos fazer para que nossas casas sejam ambientes abençoados:
1) UM AMBIENTE VOLTADO PARA CRISTO - Gênesis 2:8 - Que tremenda simbologia! O Jardim do Éden era voltado para o nascente do sol, assim como o tabernáculo de Moisés e o templo em Jerusalém. Isso tem um sentido espiritual: Jesus é o Sol da Justiça (veja Malaquias 4:2). O primeiro esforço que devemos fazer é contribuir para que nossas casas estejam voltadas para Cristo. Isso é possível através da vida pessoal de oração, do culto doméstico (quando conseguimos que a família se reúna para buscar a Deus), de abrigar uma célula em nossa casa. Mesmo uma pessoa que ainda não tenha mais ninguém convertido em seu lar, pode direcioná-lo para Jesus através de sua vida devocional ali (oração, adoração, meditação, jejum).

2) A NECESSIDADE DE CULTIVAR O AMBIENTE - Gênesis 2:15 - Segundo esse texto, embora o Jardim do Éden fosse perfeito, era responsabilidade do homem cultivá-lo para que a bênção de Deus prosperasse. Assim precisamos fazer em nossas casas. Cultivar nossa vida familiar implica em algumas posturas:
a) Remover ervas daninhas - Precisamos trabalhar para arrancar pela raiz tudo o que prejudica nossos relacionamentos familiares: mágoa, mau-humor, pecados, agressividade, indiferença  (estimule a célula a identificar outras atitudes nocivas à saúde da família).
b) Arar a terra - Significa trabalhar o quebrantamento em nossas vidas, para que as sementes de Deus não encontrem resistências. É também preparar o terreno com perseverança para depois colhermos bons frutos.
c) Semear boas sementes  - Não basta tratar as atitudes erradas. É preciso semear atitudes corretas, o tempo todo, para que nosso lar seja abençoado: amor, carinho, encorajamento, aceitação, respeito, comunicação, fé, perdão, cuidado mútuo, honra... (estimule os participantes da célula a sugerirem outras sementes vitais para o bem-estar da família).
3) A NECESSIDADE DE GUARDAR NOSSOS LARES - Gênesis 2:15 - Além de cultivar, Adão e Eva deveria também guardar o Jardim. Satanás já era uma ameaça e eles deveria impedi-lo de entrar e agir ali. Infelizmente falharam nisso e, por isso, o pecado destruiu muita coisa... Precisamos vigiar e, no que depende de nós, não deixar brechas para o inimigo. Fazemos isso da seguinte forma:
a) Guardando as entradas - É preciso cuidado com o que trazemos ou permitimos entrar em nossas casas. Se não controlarmos o conteúdo do que entra pela televisão, internet, literatura ou mesmo através de pessoas, podemos ter nossas famílias completamente contaminadas (discuta com o grupo meios práticos pelos quais devemos guardar as entradas de nossos lares).
b) Detectando elementos estranhos - O Jardim do Éden foi invadido por Satanás porque Adão e Eva não identificaram a serpente, um elemento estranho que trazia uma mensagem diferente da de Deus. Precisamos cuidar disso e perceber quando algo está fora de padrão dentro do nosso lar: linguajar pecaminoso, doenças, objetos contaminados, confusão, mudança no comportamento de alguém, são exemplos de elementos estranhos que precisamos identificar e tratar logo.
c) Guerreando em oração - Temos que lutar no espírito, conforme Efésios 6:12. Às vezes não temos como impedir que determinados males entrem em nossos lares. Nem sempre as outras pessoas da nossa família estão na fé ou andam em fidelidade. Filhos não têm autoridade sobre as atitudes dos pais, por exemplo. Nesses casos, porém, temos a arma da oração. Um único crente no meio de uma família incrédula pode resistir Satanás através da intercessão, da guerra espiritual, do orar em línguas e do jejum.
CONCLUSÃO: Se houver algum visitante descrente, faça o seguinte apelo: O que você acha de entregar sua vida a Jesus e começar a voltar o seu lar na direção do Sol da Justiça? - Consolide aqueles que se converterem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário