terça-feira, 6 de outubro de 2015

POUPAR DINHEIRO É UMA DECISÃO

"As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza. Aquele que faz a colheita no verão é filho sensato, mas aquele que dorme durante a ceifa é filho que causa vergonha. "
                                                                                                                                                                      Provérbios  10. 4 – 5




Poupar dinheiro é uma decisãoHá algum tempo escrevi o artigo  “Aprendendo a Poupar” e ficamos devendo a sua continuação, o que estamos fazendo agora. Naquele, tentamos explicar porque as pessoas não poupam, tentamos quebrar alguns paradigmas existentes e falamos da relação que temos com dinheiro. Neste, pretendemos abordar o tema dando algumas dicas de como podermos nos tornar, realmente, um poupador.
 

A primeira coisa que precisamos entender é que vivemos um tempo em que se privilegia o consumo, pautado na lógica de que não temos as coisas, então devemos nos utilizar de crédito para ter.

A nossa proposta é justamente contrária a essa, qual seja, não temos as coisas, nos programamos para poupar e compramos  sem nos endividar.


 

Para isso, precisamos mudar a nossa visão para o longo prazo e entender que poupar não é algo natural, na medida em que ninguém nasce poupador.
 

A primeira coisa que precisamos fazer é tomarmos a decisão de nos tornar um poupador, isto é, decidirmos de maneira irredutível que, a partir de um determinado momento de nossas vidas, passaremos a direcionar um percentual de nossa renda para a poupança. Enquanto, realmente, não tomarmos essa decisão não chegaremos a lugar nenhum, ficaremos somente nos enganando e  dizendo que não conseguimos.
 

Para que essa decisão seja tomada sem retorno, é necessário que estejamos preparados e conscientizados para isso, pois como dissemos poupar não é algo natural.
 

A segunda coisa a ser feita é determinarmos a quantia que iremos direcionar para esse fim e, nesse ponto, é importante salientar que não pode ser um valor irreal, nem requeira esforço demasiado, pois esse é um dos principais motivos de desistência, a fixação de valores muito altos. A importância deve ser aquela que não requeira sacrifício demasiado por parte do poupador, para que não se venha a desistir por esse motivo.
 

A terceira coisa é termos disciplina e perseverança. A poupança deve ter a conotação de uma responsabilidade vitalícia, ou seja, assim como temos determinadas despesas obrigatórias e de que não podemos fugir o percentual destinado a esse fim não pode ser visto como algo que, por qualquer motivo, pode deixar de ser deixado de lado, pelo contrário, deve fazer parte do nosso orçamento e não ter a conotação da “sobra”, pois quem pensa assim não consegue poupar.
 

Essas são as três principais coisas que precisamos fazer para conseguir juntar algum dinheiro. Caso, você que está lendo esse texto, resolva colocá-las em prática, temos a certeza absoluta de que, daqui  algum tempo, terá uma determinada quantia fruto dessas atitudes.
 

A grande sacada para se colocar em práticas essas decisões, é a visão de longo prazo, por isso falamos em quantia possível e não em valores absurdos, entretanto, infelizmente, a grande maioria das pessoas não gostam de falar em muito tempo para frente, pelo contrário, dizem que é maluquice pensar assim.

Para as pessoas que pensam assim, gostaríamos de formular algumas perguntas:
 

 “Você pensa em morrer novo”?  Se o seu projeto de vida é morrer daqui  uns cinco anos realmente não precisa pensar no futuro, porém se pretende viver muito tem de pensar nisso agora, pois quando chegar lá não dará mais tempo e terá de viver com o que conseguiu juntar durante todo esse tempo.
 

“Como você estará aos sessenta anos de idade, se continuar levando a sua vida financeira como faz hoje”?  Essa é uma boa pergunta, fazer uma projeção de como estaremos quando a idade chegar, tocando a nossa vida financeira sem pensar no futuro.
 

A nossa proposta é confrontar a lógica dos dias de hoje, é caminhar no sentido inverso da maioria e conduzir a nossa vida financeira com sabedoria, entretanto precisamos estar preparados para tomar determinadas decisões para a nossas vidas e tornar-se um poupador é uma decisão sábia, da qual ninguém se arrependerá quando o futuro chegar. 
 
 Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário