quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Reconstruindo pontes quebradas

Ao longo da vida às vezes esquecemos atrás de nós pontes quebradas que nos impedirão de viver o melhor de Deus... É triste perceber que muitos cristãos deixaram na sua história alianças e relacionamentos destruídos.

Texto-chave: Gênesis 33:4
     Ao longo da vida às vezes esquecemos atrás de nós pontes quebradas que nos impedirão de viver o melhor de Deus... É triste perceber que muitos cristãos deixaram na sua história alianças e relacionamentos destruídos, alguns deles vitais para o cumprimento pleno do projeto de Deus em suas vidas.
        # São casamentos desfeitos pela infidelidade.
        # São pais que feriram a alma de seus filhos com a brutalidade, seja da violência ou da indiferença.
        # São filhos que num momento de loucura ou imaturidade cuspiram no prato que comeram e, rebelando-se, deixaram atrás de si pais desiludidos.
        # São ovelhas que se esqueceram da aliança e se desgarraram pelas veredas tortuosas da independência, abandonando o aprisco e o pastoreio que Deus lhes tinha provido para sua segurança.
        Enfim, não é preciso andar muito para encontrar alguém que, num momento de precipitação e erro, rompeu um relacionamento abençoado pelo Senhor.
             Jacó trilhou esse caminho... Ainda jovem, dominado por um caráter egocêntrico e desprezando princípios divinos, este homem manipulou sua mãe, enganou seu pai e traiu seu irmão Esaú, roubando o que lhe pertencia. O resultado de suas desastrosas escolhas foi um ódio mortal por parte de Esaú que desembocou na cisão da família, com Jacó fugindo para a longínqua Padã-Harã, onde tinha parentes de segundo grau.

                   Foram vinte anos de separação... Naquela terra distante, Jacó casou-se, teve filhos e prosperou, adquirindo riquezas. Sua vida, porém, permanecia mutilada, muito aquém daquilo que o Senhor havia projetado. Aquela aliança desfeita precisava ser reconsiderada, aquela ponte quebrada teria que ser reconstruída.
                      O desfecho dessa história foi uma reconciliação maravilhosa entre os dois irmãos, como lemos no texto-cheave. A coisa terminou assim porque houve um verdadeiromilagre de Deus. Sem uma intervenção sobrenatural, algumas pontes nunca seriam reconstruídas... O milagre, porém, é quase sempre a resposta de Deus à atitudes do homem. Jacó nos ensina a refazer alianças, mesmo aquelas que parecem esmiuçadas, impossível de se restaurar.
                        1) DIANTE DA PALAVRA DE DEUS, JACÓ DECIDIU FAZER A COISA CERTA (Gn 31:3)...Depois de vinte anos de fuga, o Senhor lhe falou ao coração para voltar.
                            # Jacó poderia ter feito “ouvidos de mercador”... Considerando a condição razoável de vida que havia conquistado e os riscos que correria se tentasse um reencontro, ele poderia decidir não obedecer e seguir mutilado desse relacionamento.
                            # Mas não foi isso que ele fez. Contra todos os temores, resolveu voltar e não fez disso apenas uma tentativa, mas uma decisão... Poderia ter mandado alguém para sondar o terreno, poderia ter ido só, para não arriscar a pele de suas mulheres e filhos, mas preferiu juntar tudo o que tinha conquistado e investir nessa aventura da reconciliação. 
                            # Há muitos milagres esperando uma decisão... Há casamentos que só serão restaurados se alguém tiver coragem de enfrentar o passado. Há corações de filhos que só serão sarados quando pais decidirem “descer do pedestal” e assumir seus próprios erros. O mesmo vale para líderes e pastores que afugentaram discípulos preciosos. Há também ovelhas que ficarão vagando de um lado para o outro até que se quebrantem o suficiente e voltem para o lugar de onde nunca deveriam ter saído... Assim como Lázaro morto por quatro dias, há amizades, relacionamentos e alianças que nunca ressuscitarão, a não ser que alguém decida remover a pedra e encarar a situação.
                                2) QUEM BUSCA UMA RECONCILIAÇÃO, PRECISA SE HUMILHAR (Gn 33:1-3)... Muitos querem recuperar seus postos e relacionamentos sem mudarem de atitude, na tentativa ilusória de zerar o passado sem enfrentá-lo. Isso não funciona!
                                    # Se você tem dificuldade de vencer inimizades e mágoas, lute com Deus pelo quebrantamento de seu coração. Antes de encontrar-se com Esaú e se humilhar diante dele, Jacó teve uma experiência com Deus em Peniel, quando seu orgulho foi quebrado.
                                      # Jacó entendeu assim e voltou se curvando. Enviou mensageiros a Esaú chamando-o de “meu senhor” e assumindo a condição de “seu servo”.... Bem diferente do homem presunçoso e usurpador que um dia havia deixado aquela terra! Sua mudança se torna ainda mais visível quando ele finalmente avista Esaú. Diz a Bíblia que “ele mesmo, adiantando-se, prostrou-se à terra sete vezes, até aproximar-se de seu irmão” (Gn 33:3)
                                          3) QUEM CAUSOU DANO AO OUTRO PRECISA DEMONSTRAR A INTENSÃO DE RESTITUIR (Gn 32:13-21)... Muitas vezes, apenas pedir perdão não é suficiente. É preciso devolver, ainda que em parte, aquilo que se usurpou, tentar reparar o estrago causado. É por isso que Jacó, aquele que um dia só pensou em tirar e espoliar, agora volta e se faz preceder de muitos presentes.
                                            # E para você que pensa tratar-se apenas de esperteza com o fim de aplacar a ira de Esaú, surpreenda-se com a insistência, mesmo depois de ter conquistado o perdão, para que seu irmão aceitasse seus presentes. Sim, porque aquele gesto não representava apenas um pedido de clemência, mas um desejo de abençoar, de devolver, de reparar os danos do passado.
                                              CONCLUSÃO: Se quando você olha para trás enxerga pontes caídas, relacionamentos que foram quebrados e que lhe impedem de voltar para a casa de Deus. Quem sabe, você falhou. Quem sabe, falharam com você. Mas não é isso que está em questão. O que você tem que decidir hoje é se vai continuar tentando viver mutilado de relacionamento abençoados, ou se vai ser humilde o suficiente para voltar e reconstruí-los. A bênção de Deus só será plena em  sua vida se você tiver a coragem de encarar os irmãos dos quais você se afastou e, junto com eles, reconstruir as pontes quebradas.

                                              Nenhum comentário:

                                              Postar um comentário