segunda-feira, 5 de outubro de 2015

TUDO TEM SEU TEMPO DETERMINADO

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz."
(Eclesiastes: 3.1-8)
Tudo tem seu tempo determinado

Tenho um amigo que tem uma filha que sempre se fez notar pela sua inteligência. Desde pequena aquela moça despontava no colégio tirando ótimas notas, estando sempre entre as primeiras colocações, ou seja, estava apontando para um futuro brilhante
De repente, sem nenhuma explicação, aquela menina estudiosa, dedicada, que estava sempre entre os primeiros começou a mudar e para pior, já não era aquela pessoa estudiosa, já não estava entre as primeiras colocadas e a coisa foi caminhando de uma forma que não dava para entender, já que aquela pessoa se tornou uma aluna relapsa, com péssimas notas, isto é, mudou completamente.



Diversas vezes eu e este amigo conversamos a respeito daquela situação e ele não conseguia esconder a sua frustração de ver a sua filha jogando o seu futuro pela janela, sem nenhuma explicação, sem ter acontecido nada marcante para aquela mudança completa de viver.
 
Eu e esta pessoa ficamos quinze anos sem nos ver e um dia desses nos encontramos e após nos cumprimentarmos e demonstramos toda a nossa satisfação em nos ver perguntei pela menina e para minha surpresa ele abriu um largo sorriso e disse que ela estava muito bem, com um emprego ótimo, que ele estava muito feliz com tudo o que estava acontecendo na vida dela.

De repente, ficou sério e começou falar do desenrolar da situação dizendo que agora ele estava muito feliz, porém passou por momentos de grande aperto. A situação, num determinado momento, ficou tão grave que ele já não sabia mais o que fazer, porém pela graça de Deus as coisas ruins tinham passado e que agora estava tudo muito bem.
 
Para minha surpresa ele disse que, apesar de tudo o que tinha passado, ele agora entendia que as coisas tinham de ser assim mesmo. Nesse momento eu perguntei como ele tinha tanta certeza disso. Então ele falou que agora entendia que aquilo tudo que ele e a família passaram fazia parte de um processo. Eu disse para ele que não estava entendendo. Então ele explicou que, apesar de ele ter sofrido muito, ele não tinha percebido que a sua filha também estava sofrendo, tudo aquilo que aconteceu não afetou somente a ele, fez muito mal a ela também, e que agora ela estava muito mais madura e estava dando valor a coisas que estavam acontecendo com ela que, com certeza, não daria se tivesse acontecido antes e ele não tinha a menor dúvida disso.

Estamos contando esse caso para reforçar que quando a Palavra de Deus diz que tudo tem seu tempo determinado, nós no meio de nossas lutas não conseguimos entender.
Muitas vezes determinadas coisas não chegam para nós porque ainda não é hora, porque não daremos valor, iremos desperdiçar, pois ainda não temos maturidade, entendimento, sabedoria, porém sabemos que não é fácil e para ,determinadas pessoas, podemos afirmar que é impossível, já que é nestes momentos que elas desistem.
 
Acham que aquilo tudo que está acontecendo não tem mais solução, não tem mais jeito, se desesperam e largam tudo para lá, não conseguem vislumbrar nenhuma solução e aí tomam as decisões mais absurdas que um ser humano pode tomar e acabam cometendo os maiores desatinos com as suas vidas, interrompendo processos que precisam acontecer e jogam por terra todas as suas bênçãos futuras.

Sabemos que é muito complicado falarmos a respeito desse assunto na medida em que não temos a menor idéia do problema que você, que está lendo esse texto pode estar passando, porém, seja ele qual for, a nossa exortação é que você não desista. Não pense que está sozinho nessa. Deus está vendo tudo e no momento certo, no momento em que você estiver devidamente preparado, as coisas mudarão e aí você começará entender uma porção de situações que agora parecem obscuras e sem sentido.
Nós não temos a menor ideia dos planos de Deus, entretanto sabemos que somente aqueles que não desistirem conseguirão ver e participar do melhor que Ele nos prepara
Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário