terça-feira, 19 de julho de 2016

FINANÇAS PARA CASAIS I

A IMPORTÂNCIA DO DINHEIRO NA VIDA DOS CASAIS – Um a pergunta que sempre fica no ar é até que ponto o dinheiro tem influência na vida a dois. Algumas pessoas acham que este aspecto na vida dos casais não é tão importante assim. Que existe um certo exagero. Uma pesquisa realizada com mais de dois mil adultos americanos, entre 1990 e 2007, revela que cresceu de 46% para 57% o número de pessoas que acreditam que o dinheiro é o fator mais importante na vida a dois. Um outro aspecto que merece atenção, é o de que especialistas na área afirmam que o dinheiro é a principal causa, na opinião dos casais, de desavenças, brigas e divórcios.

Em nossa opinião, não chegamos a afirmar que se trata da principal causa, porém afirmamos que o dinheiro está entre os três principais motivos de brigas, desavenças e até divórcios. Sendo assim, é uma área que deve merecer toda da atenção por parte das pessoas.


ONDE TUDO COMEÇA – As pessoas se conhecem, começam um relacionamento, percebem que querem continuar juntos e se casam. Depois que começam a viver o dia a dia juntos, são surpreendidas porque descobrem que pensam completamente diferente a respeito da forma como lidar com o dinheiro. Isto é perfeitamente normal e comum, pois nenhum de nós aprendeu na escola a forma de conduzir a sua vida financeira. Geralmente trazemos, dentro de nós, os valores herdados da nossa família e não é diferente no diz respeito a este assunto. Conheci uma pessoa, muito pobre em sua infância, que me confidenciou que somente pegou em uma moeda aos onze anos de idade, evidentemente, esta pessoa traz dentro de si valores completamente antagônicos daquelas que conseguiram fazer isto muito antes.
Isto pode levar o casal aos primeiros conflitos, pois aquilo considerado muito para uns, pode ser considerado pouco para outros, e caso o casal não consiga administrar estas diferenças, as discordâncias podem tomar proporções inimagináveis, e creia, quando o assunto é dinheiro, na maioria dos casos, as relações se complicam, devido ao poder que ele exerce sobre as pessoas. Conheço uma pessoa que diz uma coisa muito forte. Segundo ele, quando o assunto é dinheiro não existem amor, afeição, amizade, irmão, irmã, esposa, marido, nem pai, nem mãe. Não temos a convicção de até que ponto ele pode estar certo ou errado, porém uma coisa é certa, quantos casos de brigas entre pessoas que diziam se gostar, nós ficamos sabendo, quantas famílias se desintegram por causa dele, isto é fato.

Sendo assim, uma das primeiras coisas que um casal deve aprender a administrar e compreender são estas diferenças de conceito, evitando que isto venha a influenciar no relacionamento. Porém não basta simplesmente compreender, algumas atitudes devem ser colocadas em prática. Em primeiro lugar o casal deve planejar e decidir juntos o destino do dinheiro. Vivemos em uma sociedade, ainda machista, e não raro o homem procura alijar a mulher das decisões consideradas importantes, e isto é uma atitude errada, os dois devem participar juntos de todas as decisões do casal, inclusive as financeiras. Outra coisa, que ainda ocorre, fruto desta sociedade da qual já falamos, é que ainda existem homens que escondem da mulher o seu ganho mensal. Esta atitude, além do problema de confiança que gera entre o casal, pode provocar sérios conflitos, pois a mulher fica sem saber, as vezes, que precisa gastar menos, ou seja, como podem duas pessoas viverem juntas, tentar construir um futuro, tentar prosperar, estando um deles escondendo uma informação de tamanha importância do outro. Em última análise, se faz necessário planejamento, decisões juntos e sinceridade, no que diz respeito a quanto o casal pode dispor.
Hoje ficaremos por aqui. A nossa intenção é ir colocando os assuntos aos poucos e numa ordem cronológica, com vistas a facilitar o entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário