terça-feira, 19 de julho de 2016

POSSUIR UMA AUTOESTIMA BAIXA É RUIM, MAS SE SUPERESTIMAR É TRÁGICO


Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês, ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter, mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu.
 (Romanos: 12.3)

O ser humano, realmente, é muito complicado, pois parece que ele gosta dos extremos.
De um lado vemos pessoas com a autoestima baixa, sofrendo pelo fato de terem uma percepção completamente negativa a seu respeito.

Acreditando que são pessoas fracassadas, que não servem para nada, que nunca conseguirão nada em suas vidas.

Do outro lado vemos pessoas com a sua autoestima em alta, ou seja, atribuindo um valor para si mesmas completamente acima do razoável.
Crendo que são as tais, que possuem características completamente diferenciadas e que conseguirão, por conta disso, muito sucesso em tudo o que fizerem.

O que ocorre com estas pessoas é que elas não têm uma base de valor confiável, porque eles estão calcados nos padrões fixados por este mundo em relação ao sucesso.
A título de exemplo podemos citar o profeta Jeremias.
Jeremias recebeu de Deus apenas uma missão, qual seja, a de pregar uma palavra de arrependimento ao povo de Israel.

E ele fez isso por 40 anos e o povo não se arrependeu.
Diariamente ele saía entregando as revelações que Deus dava àquela gente, mas de nada adiantou.
Ele sofreu muito para cumprir o seu ministério, já que foi preso, jogado em uma cisterna, abandonado pelos amigos, pelos parentes, pelos governantes.

Porém ele seguiu em frente e, muito embora tivesse momentos em que quase chegasse ao desespero, não desistiu e cumpriu o seu Ministério até o fim.
Então, para os padrões deste Mundo Jeremias fracassou, pois não conseguiu resultado positivo na sua empreitada.
Porém aos olhos de Deus ele foi um sucesso absoluto, já que se entregou por completo à sua missão e pregou a Mensagem como deveria ser.
Arrepender-se cabia ao povo e, muito embora aquela gente tivesse ouvido a Palavra pregada, preferiu continuar com o coração endurecido.
Onde estamos querendo chegar, dizer que para o homem fazer uma avaliação honesta e correta a seu respeito precisa conhecer o alicerce do seu valor.
Sendo assim a pergunta que o ser humano deve fazer é: Onde estão fundamentados os padrões utilizados para medir o meu valor? No mundo ou em Cristo?
Se eles estiverem em Cristo, dificilmente alguém vai se sentir indigno e incapaz ou irá se vangloriar de algo que tenha feito.
Pense nisso e deixe o seu comentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário